Login

    Senha

Category Archives: Notícias

  • 0
SemanadaPatria

SEMANA DA PÁTRIA

Categoria : Notícias

Quando ouvimos a palavra “independência”, qual é a primeira ideia que nos vêm à cabeça? Liberdade? Autonomia? Maturidade?
É claro que isso depende da história e dos desejos de cada um. Mas poderíamos dizer que, de certa forma, todas essas ideias estão interligadas e todas elas nos vêm à cabeça ao mesmo tempo, não é mesmo? Além da independência pessoal, ou seja, a independência que conquistamos na medida em que crescemos, existem outros tipos de independência, como a relativa às instituições e aos Estados, e é sobre essa que vamos falar.

No Brasil, na primeira semana de setembro, comemoramos a Independência do Estado Brasileiro, ou seja, comemoramos a nossa independência política. Essa é a chamada Semana da Pátria, quando paradas civis e militares ocorrem em todo o Brasil numa grande festa comemorativa. Vamos, então, falar um pouco sobre a liberdade, a autonomia e a independência conquistada pelo Brasil em 7 de setembro de 1822 – essa foi a data em que o Brasil afastou de vez o risco de voltar a ser colônia de Portugal.

Faz, portanto, 188 anos que conquistamos a independência políticado reino português. Independência que significou autonomia para nossa organização territorial e para escolha dos nossos próprios governantes. Mas, será que essa independência conquistada se estendeu, e estende-se, atualmente, para outros aspectos da nossa sociedade, como o econômico, por exemplo?

A história de nossa independência é interessante. Já no início, tivemos que nos endividar para poder consegui-la. Com isso, outro tipo de dependência acabou se estabelecendo entre o Brasil e algumas outras nações da época: a dependência econômica; pois, ao mesmo tempo em que o Brasil teve de pagar para conquistar autonomia política, teve também de conceder privilégios econômicos aos países que o ajudaram a se livrar do jugo português.

Essa dependência econômica acabou por controlar e, até mesmo, impedir nosso desenvolvimento, o que prejudicou grande parte do povo brasileiro.
Passados 188 anos, essa história se modificou? Em que nível de independência nos encontramos hoje?
Esse é um bom assunto para discussão, e também essas não são as únicas perguntas possíveis de serem feitas na semana em que comemoramos a nossa independência.
É importante que cada um faça suas próprias perguntas e procure as respostas para cada uma delas, a fim de construirmos um país melhor e conhecermos mais sobre a situação política do Brasil.

http://clickeaprenda.uol.com.br/portal/mostrarConteudo.php?idPagina=22453


  • 0
images

SETEMBRO AMARELO

Categoria : Notícias

História do Setembro Amarelo

A campanha teve início no Brasil, em 2015, pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). As primeiras atividades realizadas pelo Setembro Amarelo aconteceram na capital do país, Brasília; mas já no ano seguinte várias regiões de todo o país aderiram ao movimento e também participaram.

O que é o Setembro Amarelo?

A Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio (IASP) estimula a divulgação da causa em todo o mundo no dia 10 de setembro, que é a data na qual é comemorada como o Dia Internacional de Prevenção ao Suicídio.

Objetivos do Setembro Amarelo

O principal objetivo da campanha Setembro Amarelo é a conscientização sobre a prevenção do suicídio, buscando alertar a população a respeito da realidade da prática no Brasil e em todo o mundo. Para o Setembro Amarelo, a melhor forma de se evitar um suicídio é através de diálogos e discussões que abordem o problema.

Durante todo o mês de setembro, ações são realizadas a fim de sensibilizar a população e os profissionais da área para os sintomas desse problema e para a saúde mental, fazendo-os entender que isso também é uma questão de saúde pública.

Infelizmente para muitos, o suicídio ainda não é visto como um problema de saúde pública, mas sim uma espécie de fraqueza de conduta ou personalidade.

Divulgação da campanha Setembro Amarelo

Parecido com o que acontece com o Outubro Rosa e o Novembro Azul, durante o Setembro Amarelo, com o intuito de divulgar a campanha, muitos pontos famosos das cidades ganham a cor que leva o nome através de luzes, como o Cristo Redentor, o Congresso NacionalPalácio Campo das Princesas, entre outros.

Além das ações feitas em monumentos famosos, também são realizadas caminhadas, passeios ciclísticos e motociclísticos; além de abordagens em locais públicos, onde voluntários distribuem folhetos e falam sobre a importância da prevenção ao suicídio.

https://www.estudopratico.com.br/o-que-e-o-setembro-amarelo/

 


  • 0
feliz-dia-dos-pais

Para você Pai

Categoria : Notícias

Hoje é considerado dia dos pais.
Mais para mim todos os dias é seu dia.
Dia do pai trabalhador.
Dia do pai honesto.
Dia do pai feliz.
Dia do pai amoroso.
Dia do pai jogador.
Dia do pai alegre.
Dia do pai lutador.
Dia do pai que sempre busca seus objetivos.
Dia do pai conselheiro.
Dia do pai chorão.
Dia do pai gaiato.
Enfim, dia do pai que nunca me deixou na mão
Que nunca deixou me faltar nada
Por isso, meu pai que eu reconheço o seu esforço e
Nesse dia considerado seu venho aqui te agradecer
Por tudo que você fez por mim, obrigado de coração.
FELIZ DIA DOS PAIS…

Alyatan


  • 0
dc07b42890a339ad8469b9e4ffe7b416

Categoria : Notícias

1º de agosto — Dia Mundial da Amamentação

DATAS COMEMORATIVAS

O Dia Mundial da Amamentação é fundamental para conscientizar as mulheres a respeito da necessidade do aleitamento materno.

A amamentação cria laços entre a mãe e a criança
A amamentação cria laços entre a mãe e a criança.
 Em 1º de agosto é comemorado o Dia Mundial da Amamentação, data criada em 1992 pela Aliança Mundial de Ação pró-amamentação (World Alliance for Breastfeeding Action – WABA) com a finalidade de promover o aleitamento materno e a criação de bancos de leite, garantindo, assim, melhor qualidade de vida para crianças em todo o mundo. A data é comemorada dentro da Semana Mundial de Aleitamento Materno, que ocorre em 120 países anualmente entre os dias 1º e 07 de agosto.
Importância da amamentação

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), amamentação é a principal forma de fornecer ao bebê os nutrientes necessários para sua sobrevivência e seu desenvolvimento.Nos primeiros seis meses de vida, deve ocorrer o aleitamento materno exclusivo, sem a complementação com nenhum alimento. Após o período de seis meses, outras substâncias podem ser oferecidas à criança. Vale salientar que vários estudos sugerem que crianças devem ser alimentadas com leite até, pelo menos, os dois ou três anos de idade.

Apesar de muitas pessoas afirmarem que o leite de uma pessoa pode ser fraco, esse fato não é realidade. Todas as mulheres apresentam leite capaz de nutrir e proteger sua criança, portanto, não é necessário adicionar nenhum produto à alimentação no início da vida de um bebê. Vale destacar ainda que o leite da mãe já está na temperatura ideal para a criança, não necessita de esterilização e pode ser usado sem medo.

 No leite materno, a criança encontra não só as substâncias necessárias para a sua nutrição, mas também anticorpos fundamentais para protegê-la no início da vida. Estudos comprovam que a mortalidade por doenças infecciosas é menor em crianças que são amamentadas. O leite materno também garante proteção contra infecções respiratórias, evita casos de diarreia e o seu agravamento, além de diminuir os riscos de alergia.
No que diz respeito aos benefícios a médio e longo prazo, a amamentação faz com que as crianças apresentem pressões arteriais mais baixas, menores níveis de colesterol e uma redução do risco de desenvolver obesidade e diabetes tipo 2. Nesse último caso, podemos destacar o fato de que a mulher que amamenta também apresenta esse risco reduzido.

Benefícios da amamentação para as mães

Para a mulher, o aleitamento também traz benefícios, merecendo destaque a proteção contra o câncer de mama e de ovários, bem como a diminuição dos riscos de morte por artrite reumatoide. Nos primeiros seis meses, o ato de amamentar pode garantir uma proteção contra uma nova gestação. Estudos indicam que a ovulação está relacionada com o número de mamadas diárias do bebê, sendo assim, ela ocorre mais antecipadamente em mulheres que amamentam menos vezes. Podemos destacar ainda que a amamentação cria um maior vínculo afetivo entre a mãe e o bebê.

Para aquelas mulheres que por algum motivo não podem amamentar, o leite materno pode ser conseguido nos chamados Bancos de Leite Humano. Esses bancos são mantidos graças às mulheres na fase de amamentação que apresentam excesso de leite e realizam a doação, garantindo, assim, qualidade de vida para outras crianças.

Diante de tantos benefícios, não é difícil entender como a amamentação é fundamental para a saúde da criança. Sendo assim, iniciativas como a Semana Mundial de Aleitamento Materno e o Dia Mundial da Amamentação são essenciais para garantir a conscientização da sociedade sobre essa questão. Além disso, é importante investir em campanhas que desmistifiquem conceitos arraigados como o do “leite fraco” e de que o “leite materno não acaba com a sede da criança”, ensinando, assim, como realizar a amamentação da maneira adequada.

Por Ma. Vanessa dos Santos

 Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-mundial-amamentacao.htm

  • 0
WhatsApp Image 2018-07-09 at 12.02.20

MÉRITO AGRONEGÓCIO 2018

Categoria : Notícias

O Sindicato dos Produtores Rurais e Associação Comercial e Empresarial de Monte Carmelo, realizaram no dia 8 de Julho no Parque de Exposições no espaço da Agromonte, a entrega da Comenda do MÉRITO DO AGRONEGÓCIO aos seguintes homenageados.

  • Itamiran Camargo
  • César Jordão
  • Leocarlos Marques Mundim
  • Adelardo Correia Alves
  • Alexandre Cardoso de Oliveira

Estiveram presentes para entrega das placas, os srs. Vicente Medeiros (A.C.E), Nivaldo Teixeira (A.C.E), Pablo Cardoso( Pres. Sindicato Rural), Paulo Cardoso ( Irai de Minas) e Francisco Sergio (Monteccer).

PARABÉNS AOS GRANDES HOMENAGEADOS EM 2018.

WhatsApp Image 2018-07-09 at 12.02.22 WhatsApp Image 2018-07-09 at 12.02.22 (1) WhatsApp Image 2018-07-09 at 12.02.21 WhatsApp Image 2018-07-09 at 12.02.21 (1)


  • 0
1,2

LACRE SOLIDÁRIO

Categoria : Notícias

Mais cadeiras de rodas para Rotary.

Lançado em 30/06/2018 no Parque de Exposição de Monte Carmelo a Campanha LACRE SOLIDÁRIO do Rotary, Casa da Amizade e Rotaract.

Que tem o apoio da A.C.E, Sindicato Rural e Cartório Brasil Service.

Os lacres serão trocados por cadeiras de rodas.

1,3

1,2


  • 0
associe

INAUGURAÇÃO SICOOB MONTECREDI

Categoria : Notícias

PARABÉNS MONTECREDI, AGORA EM DOURADOQUARA

Inaugurou nesse sexta – feira dia 8 de Junho em Douradoquara, novo ponto de atendimento da Cooperativa Sicoob Montecredi.

Nossos diretores estiveram presentes para tão grande evento.

Sicoob Montecredi, trazendo o que ha de melhor para Douradoquara e região.

WhatsApp Image 2018-06-09 at 10.14.27 WhatsApp Image 2018-06-09 at 10.14.27 (1)

WhatsApp Image 2018-06-09 at 10.12.48


  • 0
download

Inauguração SICOOB MONTECREDI

Categoria : Notícias

O SICOOB MONTECREDI, INAUGURA NESSA SEXTA-FEIRA DIA 8 , MAIS PONTO DE ATENDIMENTO NA CIDADE DE DOURADOQUARA.

PARABENIZAMOS TODA EQUIPE SICOOB MONTECREDI, E DESEJAMOS MUITOS SUCESSOS.

associe


  • 0
FIMGREVE

ACABOU O PROTESTO DOS CAMINHONEIROS

Categoria : Notícias

VITÓRIA DO BRASIL

Dias de angustia para os caminhoneiros na esperança também de um Brasil melhor. Prejuízos financeiros e transtornos para muitos, aos quais, como cidadãos, devemos nossas escusas e o agradecimento a todos que colaboraram com seu apoio.Mas o Brasil e a sociedade civil também ganharam, conscientizando-se da força das redes sociais quando usadas de forma séria, da quase nenhuma confiabilidade das redes abertas de TV e da força que se tem quando, em união, busca-se um bem comum notadamente frente ao comando político da nação, que é visto como fraco, corrupto e incompetente. Mas, com sacrifício, suor e às vezes prejuízos, a “consciência nacional” está sendo formatada. Dias melhores virão. Com união, organização e DEUS no coração somos imbatíveis.

A ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E EMPRESARIAL apoiou quando justa a reivindicação e participou das ações voltadas ao fim do movimento, quando cessada sua razão principal.

WhatsApp Image 2018-05-24 at 08.53.39


  • 0
1111

Saudoso Nilo Cardoso Naves

Categoria : Notícias

 

 

 

 

 

 

 

 

n1

 

 

Sr. Nilo Cardoso Naves, ex-presidente da Associação Comercial e Empresarial, faleceu em 29/04/2018, deixando grande legado para as nossas gerações. De vida social intensa, participando de entidades como o LYONS, Loja Moçônica União Carmelitana e outras, o sr. Nilo teve ainda extensa vida e atuação na área politica, tendo sido sido presidente da Câmara Municipal de nossa cidade, e um dos maiores apoiadores de seu filho e prefeito de Monte carmelo, Dr. Saulo Faleiros Cardoso.

           Além da esposa Eda, dos demais filhos, netos e parentes, todos de nossa geração sentiremos eternamente a falta desse grande líder.